domingo, 16 de novembro de 2008

Papel do professor na Educação a Distância

Em qualquer contexto de educação, o professor tem um papel fulcral no processo de aprendizagem dos seus alunos, assim como nos conteúdos que são propostos. É um condutor no processo de aprendizagem.
Como tal, cabe ao professor fortificar a aprendizagem. Ele é o moderador e promotor da aprendizagem, ou seja, orienta o aluno no seu processo de aprendizagem, considerando sempre a autonomia do pensamento do mesmo.
No ensino tradicional, em que o professor é o único portador do saber, em que nada potencia a aprendizagem, “apenas cria máquinas de repetição”, não é, nem poderá ser, de todo, a solução. O que se quer na sociedade são seres pensantes, dotados de ferramentas para poderem interagir em sociedade, com autonomia individual e que sejam capazes de superar as dificuldades que possam surgir na vida quotidiana.
Contudo, é a aprendizagem autónoma, que tem um papel fundamental nessa construção do pensamento, pois é o indivíduo que chega ao conhecimento pelos seus próprios meios. A Escola da Ponte poderá ser dada como exemplo desse modelo.
Assim, o papel do professor na educação a distância, será de supervisor, animador e incentivador dos alunos em todo o processo de aprendizagem no que se refere à aquisição de novos conhecimentos.

Referências Bibliográficas:

Moran, José Manuel, 2002. O que é a Educação a distância

Sem comentários: