domingo, 16 de novembro de 2008

Modelo de Apredizagem

Segundo o conceito de Moran, a educação a distância, é um processo de ensino e aprendizagem, em que os alunos e os professores interagem na transmissão de conteúdos dentro de uma sala de aula, não estando fisícamente presentes, através das diferentes tecnologias.
Este modelo de educação veio permitir uma conciliação entre as necessidades e as competências individuais ou de grupo, quer no ensino presencial, quer no virtual, permitindo assim, um maior avanço na troca de experiências e de esclarecimentos de dúvidas.
O modelo tradicional de ensino, onde professores e alunos se concentram numa sala de aulas, tem vindo a modificar-se, dando lugar a outro conceito de educação. As novas tecnologias, veio revolucionar o ensino, oferecendo uma maior diversidade e uma tendência para melhorar a qualidade dos cursos ministrados, integrando diferentes tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras.
Neste processo de aprendizagem em que professores e alunos comunicam virtualmente ou a distância, através da internet ou de outros meios de comunicação, vem proporcionar um alargamento do ensino-aprendizagem, independentemente da hora ou local e uma actualização constante dos conteúdos abordados. Contudo, o papel do professor é de mediador, acompanhando e incentivador, tirando as dúvidas através de feedback construtivo, que se torna factor determinante para a qualidade do curso.
No entanto, para que este modelo de ensino possa ser utlizado por um maior número de alunos, é fundamental apostar-se na facilidade e no acesso às novas tecnologias, quebrando as barreiras das desigualdades sociais e económicas.
Segundo R.Wallace, refere no seu texto, que muitos avanços se têm feito neste método de ensino, mas muito há ainda para investigar.

Referências Bibliogáficas:

Wallace, Raven M. (2003). Aprendizagem online na educação superior: uma revisão da Investigação sobre as interacções entre professores e estudantes. Acedido em 10/10/2007 em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=75878

Moran, José Manuel, 2002. O que é a Educação a distância. 2002

Sem comentários: